Cultura Japonesa na Tela da Culturgest

Animem-se os fãs da animação japonesa. A Culturgest alberga durante a próxima semana uma mostra abrangente de produção cinematográfica relacionada com o Japão. Nessa que é a semana nipónica, vão ser exibidos documentários de autores não japoneses sobre o Japão, trabalhos de animação realizados por jovens talentos japoneses, para além de obras pioneiras ainda na área da animação. Duas sessões diárias não serão suficientes para ficar com os olhos em bico, com obras diferentes para os primeiros três dias e repetição das mesmas nos três seguintes.

Entre as obras seleccionadas está «Otaku», um documentário de 52 minutos sobre este fenómeno japonês (e não só, acrescentamos nós) de jovens que preferem a realidade virtual proporcionada pelos computadores pessoais à confrontação com (e integração no) mundo exterior. Os Otaku colocam os seus hobbies acima do resto e dedicam-se à colecção de objectos que compõem o seu próprio imaginário num mundo hermético e controlado. Análise social a cargo dos franceses Jean-Jacques Beinex e Jackie Bastide.

Ainda na zona dos documentários french-made encontramos «Knocking On Heaven’s Door» de Brice Pedroletti, estreado no Japão em 2002. Pedroletti é um jornalista francês que procura dar a conhecer a realidade dos sem-abrigo no Japão. Trata-se da outra face, a face (ironic mode)menos explorada(/ironic mode) do país dos gadjets tecnológicos, dos jogos de vídeo, do karaoke e dos edifícios de dezenas de andares iluminados pelo néon comercial.

Já «Tales Of A Street Corner» é uma obra experimental que visa a expressão de sentimentos em detrimento de uma narrativa de história. Realizado em 1962 por Tezuka, tem 38 minutos. Outra obra de Tezuka que pode ser visionada é uma curta com o sugestivo nome de «Broken Down Film». Em apenas cinco minutos faz-se uma paródia às séries animadas de Western da era muda. Serão exibidas em conjunto com outros trabalhos deste pioneiro da animação oriental.

A vertente Culturgest da semana dedicada ao Japão arranca a 29 deste mês com conclusão prevista para 3 de Dezembro. As sessões começam sempre às 18h30 e às 21h30, sendo o bilhete para cada sessão de 2 EUR. Programação mais detalhada @ Mooves.

Advertisements

Are you anti-monologue?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s