Selecção d’Ouro

Depois de no ano passado Michael Moore ter ganho a Palma d’Ouro com Farenheit 9/11 e de o género documentário ser resgatado dos canais da tv por cabo para a grande tela, são conhecidos agora os vinte nomeados para este ano. Em Maio, um júri que conta com o “undergroundiano” Emir Kusturica vai decidir entre películas de realizadores como…

Lars Von Trier. Traz Manderlay para a competição, a sequela de Dogville, um dos filmes que melhor exploram as emoções no seu extremo e as “verdades morais”.

Gus Van Sant. Concorre com um filme de tonalidades grunge, centrando-se sobre a vida de Kurt Cobain. Last Days integra-se numa filmografia onde Elephant se demarca pela originalidade formal, e O Bom Rebelde pelas interpretações de Robin Williams e Matt Damon.

Wim Wenders. Apresenta Don’t Come Knockin’, tendo já ganho este galardão em 1984 por Paris, Texas. Estreou recentemente Terra da Abundância, onde são exploradas emoções relacionadas com os mais recentes conflitos vividos pelos mundos ocidental e árabe.

Jim Jarmusch. Chega com Broken Flowers, depois de ter colocado os irmãos White, Iggy Pop, Tom Waits, Roberto Benigni e Bill Murray, entre outras personalidades conhecidas, a conversar em torno de chávenas de café e cigarros acesos na película Cofee and Cigarettes.

Contam-se ainda A History of Violence de David Cronenberg, Where the Truth Lies, realizado por Atom Egoyan ou a adaptação para a tela de cinema da banda-desenhada Sin City por Robert Rodriguez. O festival de Cannes decorre entre 11 e 22 de Maio, com aumento de participações, num total de 97 países, dos quais 28 foram seleccionados. Um cabaz de 53 filmes, com forte presença asiática e latino-americana, confirmando o florescer da produção cinematográfica em países como o Japão ou a Argentina.

Advertisements

Are you anti-monologue?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s