Há Pegadas no Chão

Em miúda havia uma frase que punha todos de nariz no ar dentro da sala de aula. “Há pegadas no tecto”. Estranhamente resultava, por uns segundos que fosse, e a coincidência de o tecto branco apresentar várias manchas cinzentas esbatia a fronteira entre o imaginado e o observado.

Por estes dias, ao invés de desafiar a lei da gravidade, os pés vão estar bem assentes no chão – mas com a mente lá por cima, a divagar, por entre as nuvens. Pegadas de corvo – a simbologia lisboeta adaptada às circunstâncias – estabelecem a ligação entre o King e o Fórum Lx. Enquanto uns observam com curiosidade as marcas pretas, outros aproveitam a dica para não se perderem – sim, porque os efeitos secundários de sessões contínuas podem ser devastadores. Bem, deixemo-nos de enigmas…

O Indie Lisboa abriu as portas da segunda edição com uma viagem a Calcutá. O documentário Born Into Brothels: Calcutta’s Red Light Kids é, mais do que um registo feito a partir de 170 horas filmadas em duas câmaras mini-DV sobre os filhos de prostitutas daquela zona, o encontro de crianças com a arte da fotografia, nela encontrando simultaneamente um refúgio e um ponto de fuga. Tocante, mas avesso a sentimentalismos, reflecte a relação que os realizadores Zana Briski e Ross Kauffman estabeleceram com as crianças, mantendo ainda o contacto. Foi igualmente ponto de partida para a criação de uma organização com vista a proporcionar aulas de fotografia a outras crianças em condições semelhantes, a Kids with Cameras. E há ainda planos para uma escola de artes sediada em Calcutá para daqui a dois anos.

Vai estar patente no Fórum Lx uma exposição com as fotos das crianças retratadas no documentário até ao final do Indie Lisboa. Cor, movimento, o comportamento humano, captados pelas objectivas de pequenos adultos à força.

Advertisements

Are you anti-monologue?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s