Sudoeste de Norte a Sul

(Hot Hot Heat @ Paredes de Coura!!!)

As prateleiras indie da Fnac devem andar a ter muita saída de discos… A Radar deve estar a alcançar uma média de ouvintes imprópria para rádio alternativa – bem, alternativo não é sinónimo de underground… Ok, ok, o Soulseek também deve estar a ver muita transferência de mp3 nesse campo. Porque de repente os vários festivais de Verão alinham na mesma frequência.

Isto faz lembrar uma aula em que se esclarecia que um novo hipermercado ao abrir se iria localizar na proximidade de um pré-existente porque haveria uma tendência para competir por uma camada de potenciais clientes comuns ao invés de uma bipolarização exercida em áreas de influência diferentes. Basicamente, é como nos canais de televisão generalistas, a paisagem audiovisual é sempre a mesma porque se procura alcançar sempre o mesmo público, a chamada maioria. Resultado: a repetição da fórmula – já à partida de qualidade duvidosa ou praticamente inexistente (no caso televisivo) – até à exaustão.

Mas uma maioria indie? Bem, não é essa a discussão de hoje.

Pois é, a paisagem festivaleira para este Verão parece cada vez mais homogénea. Não que isso desagrade por aqui, onde o Sudoeste sempre teve o cartaz de eleição. Mas variedade é democrática, inspiradora e fundamental para não nos limitarmos em torno de audições sem dissonância de qualquer espécie. O cartaz do SBSR pode não agradar (à excepção de New Order, Hives, Moby, Iggy e companhia) mas pelo menos é uma nota dissonante – só é pena que seja repetida.

Com diferentes promotores para os festivais, mas uma aparente repetição de fórmulas, fica pelo menos o regozijo pela proliferação de eventos de menores dimensões onde se pode experienciar algo de verdadeiramente alternativo.

Mas este seria supostamente um post de celebração pela vinda (finalmente…) dos Hot Hot Heat a Portugal. So, last but certainly not the least: will you “Get In Or Get Out”?

(Confused??)

Advertisements

Are you anti-monologue?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s