A pervert way of promotion

Para quem esteve ontem na sala 1 do cinema Londres às 21h45, o Indie Lisboa dificilmente poderia ter começado melhor. Ok, talvez tenha havido alguns elementos induzidos em erro pela força do “pervert” patente no título. Mas a sinopse e algumas dicas seriam suficientes para elucidar que não deveria haver muitas maminhas à mostra no filme de Sophie Fiennes.

The Pervert’s Guide To Cinema é apologia a algum do melhor cinema que conhecemos, servida com deixas sobre o comportamento humano e regada com Freud, muito Freud. Visitamos momentos – spoilers incluídos – de Psycho, Vertigo, The Birds de Hitchcock, Mulholland Drive, Lost Highway de Lynch ou Persona de Bergman; mas também The Wonderful Wizard of Oz e Alice In Wonderland.

Se algo não estivesse esclarecido quanto às motivações das cenas em causa, Slavoj Zizek, filósofo e psicanalista esloveno, explica-nos num estilo descontraído, mas nem por isso menos cultivado, onde podemos encaixar os elementos na casa de três andares que alberga id, ego e superego. Desengane-se, no entanto, quem antevê aqui uma aula de psico-filosofia em moldes clássicos. Há humor, ironia, e uma montagem surpreendente que transporta Zizek para dentro dos filmes a que se refere – levando-nos com ele.

A não esquecer, no entanto, que o suspense e a ansiedade não se resumem aos planos de Hitchcock. A natureza humana pode assustar, sem planos peculiares e técnicas de câmara indutoras de sensações, apenas descrita na crueza das palavras.

Para quem não esteve ontem na sala 1 do Londres às 21h45, há nova sessão na próxima Terça, dia 24, pelas 14h45.

Advertisements

2 thoughts on “A pervert way of promotion

Are you anti-monologue?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s