Amor materno

The Mother. Documentário de 80 minutos que relata a história de Lyuba, uma mãe de nove filhos que fugiu do marido porque este lhe batia e os levou para uma quinta do outro lado do país (sendo a Rússia o país em causa).

Nesta história, o papel dos sexos não é equilibrado. Elas são trabalhadoras incansáveis, lutadoras, generosas. Eles são ociosos, bebem demais, batem demais, trabalham o mínimo possível. Não se assustem já, os autores do documentário não são feministas.

Há uma excepção: a mãe da ‘nossa’ mãe. Lyuba conta que a mãe bebia, levava homens para casa e negligenciava os afectos e cuidados maternais. Lyuba recorda com amargura como, com apenas 14 anos, foi entregue a um homem em troca de Vodka. Pela própria mãe.

Lyuba tem nove filhos, que são o único sonho que pôde concretizar. Procura educá-los o melhor possível, face a uma precariedade intensa, mas não se ilude: reconhece nos seus filhos rapazes a chama da mesma atitude que censura aos homens com quem se cruzou.

E é talvez este o factor admirável e ao mesmo tempo causador de perplexidade neste retrato de um ser humano. Lyuba dá aos outros o que nunca recebeu. Disposta a perdoar à vida, entrega-se aos filhos para tentar viver através deles outros sonhos. Reconhece a maldade humana, e dá a outra face. Novamente desiludida, encontra a resignação. Acredita que a sua vida, pouco depois dos quarenta, está já prestes a terminar. E volta a pensar nos filhos.

Talvez tudo faça um pouco mais de sentido quando percebemos que Lyuba recebeu uma marca à nascença que a iria definir para o resto da sua vida. Afinal, lyuba é a palavra russa para amor.

PS: The Mother é um dos filmes em competição no IndieLisboa. Foi realizado por Antoine Cattin e Pavel Kostomarov numa produção franco-suíça.

Advertisements

Are you anti-monologue?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s