Children, go & play

Pais e educadores concordam: as crianças vêem TV a mais. Na maioria dos casos o consenso não vai além da teoria. Para afastar as crianças da televisão (e dos sucedâneos jogos de vídeo e de computador, e maquinetas portáteis de gráficos não excelianos) seria necessário proporcionar-lhes outras actividades com que se ocuparem – preferencialmente umas indoors, que a rua está repleta de perigos – o que exige tempo, dedicação e dinheiro. Como o trio raramente se conjuga, até porque se os pais estão a fazer mais dinheiro não têm tempo, e todas as outras razões que já conhecemos, o resultado costuma ser um acumular de queixas e recomendações, com pouca ou nenhuma passagem à prática. Bem, ao menos na escola os miúdos não têm TV (ou quase).

Numa iniciativa inteligente de falsa auto-anulação (que vai deixar muitos pais mais satisfeitos por pôrem os seus filhos a ver aquele canal de televisão, que até tem princípios e se preocupa com o bem-estar das criancinhas) o Nickelodeon vai interromper a emissão no próximo dia 14 de Junho, entre as 16h30 e as 19h30. O objectivo avançado pelos responsáveis do canal é o de incitar as crianças a largarem a televisão durante aquelas horas para irem brincar. Esta acção insere-se numa iniciativa de âmbito mais alargado – Let’s Play – organizada pelo canal e que vai ainda ser levada a escolas, espaços comerciais e internet.

Em debates por esse mundo fora, já muito se falou no papel educativo que a TV devia assumir perante os mais novos. Se esquecermos que durante aquelas três horas existem outras tantas dezenas de canais*, podemos ficar descansados.

* Noutras palavras: “57 channels and [only one with] nothin’ on”.

Advertisements

2 thoughts on “Children, go & play

Are you anti-monologue?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s